Testes sorológicos para o Covid-19

           Para auxiliar no entendimento e enfrentamento para a pandemia do novo coronavírus, a realização de testes que possam identificar quem está infectado pelo vírus ou quem já teve contato com o vírus é muito importante. Para identificação se a pessoa está infectada naquele momento – e, assim, podendo contaminar outras pessoas – o diagnóstico é feito por RT-PCR que explicamos anteriormente como funciona.

No entanto, uma vez que a infecção passa, o uso do RT-PCR não conseguirá mais identificar o vírus e, nesse momento, são importantes os testes sorológicos. Esse tipo de teste deve ser feito depois de 10 dias pelo menos do início dos sintomas, pois ele captura os anticorpos que o organismo produz para se defender do vírus. Adicionalmente, esse teste também consegue detectar quem teve contato com o vírus, desenvolveu anticorpos, mas não apresentou sintomatologia – casos chamados de assintomáticos.

            Os testes sorológicos utilizam, portanto, o sangue dos pacientes para avaliar a presença de anticorpos. Esses testes possuem antígenos que são específicos para os anticorpos produzidos contra o Covid-19. Se a pessoa teve contato com o vírus e produziu anticorpos, estes irão se ligar aos antígenos presentes nos testes e irão dar um resultado positivo.

            Em relação a esse tipo de técnica, é possível afirmar que os testes sorológicos necessitam de uma boa padronização prévia a disponibilidade para a população para não ter a geração de resultados falsos positivos ou falsos negativos.  Esses testes tem menor custo e ficam prontos dentro de poucas horas o que são pontos benéficos quando comparados ao teste utilizando RT-PCR.

            Portanto, tanto os testes por RT-PCR como por sorologia são fundamentais nesse momento. É importante ressaltar que eles devem ser aplicados no momento correto da infecção para que seus resultados sejam revertidos nas melhores ações e tratamentos. Outro ponto importante é que ainda não está totalmente compreendido se a presença de anticorpos para o Covid-19 garante que a pessoa não seja infectada uma segunda vez e desenvolva sintomas. Contudo, diversos estudos vem sendo realizados para que possamos conhecer mais sobre a doença e tenhamos sucesso no seu combate.