A importância de RT-PCR na pandemia do Covid-19

                Dentro do atual contexto da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), a importância de um correto diagnóstico para confirmação e exclusão de novos casos vem sendo ressaltada. Com este texto, queremos trazer a base biológica do diagnóstico da Covid-19 pela técnica do RT-PCR que vem sendo utilizado por laboratórios de análises clínicas ao redor do mundo.

            A sigla RT-PCR significa, em português, reação da transcriptase reversa seguida pela reação em cadeia da polimerase. Com esta nomenclatura, entendemos que são necessárias duas reações para o resultado final. Mas, como começamos? O processo inicia a partir da coleta de amostra nasal ou da orofaringe da pessoa com suspeita da doença. A partir dessa amostra, todo RNA presente será extraído, inclusive do vírus se esse estiver presente. Com o RNA extraído, acontece a primeira reação que é a da transcriptase reversa. Ou seja, transformamos o RNA, que é uma fita simples de ácido nucléico, em uma fita dupla que será chamado de DNA complementar ou cDNA.

            A partir da obtenção do cDNA, realiza-se a reação em cadeia da polimerase. Essa técnica utiliza primers, que são sequências curtas de nucleotídeos específicas para detectar a presença do material genético do vírus e uma enzima, chamada polimerase, que vai catalisar essa reação. A reação irá acontecer por diversos ciclos que permite, a cada ciclo, aumentar o número de cópias presentes se o cDNA presente for equivalente ao primer utilizado. Assim, apenas quando realmente temos a presença do vírus na amostra teremos a amplificação e detecção específica. Portanto, a técnica do RT-PCR para diagnóstico do vírus SARS-Cov-2, o vírus que causa a Covid-19, é sensível, seguro e confiável.

            Vale ressaltar que o RT-PCR é uma técnica da biologia molecular que foi desenvolvida a partir do ano de 1983. Apesar de relativamente recente, é um técnica extremamente difundida por laboratórios devido às várias aplicações que podemos realizar a partir dela. Além do diagnóstico de infecções como explicamos aqui, o RT-PCR também pode ser utilizado para investigações criminais e para avaliação da expressão gênica. Nesse último caso, o RT-PCR é bastante utilizado para pesquisas que buscam entender o efeito de tratamentos na expressão gênica das células, por exemplo, que executamos na Núcleo Vitro.

            Portanto, esse artigo trouxe a base técnica relacionada a técnica do RT-PCR que tem diversas aplicações e que vem sendo muito importante para o diagnóstico da Covid-19. Assim, ressalta-se o valor da pesquisa para, juntos, superarmos a atual situação.