Como a cultura de células pode falar sobre o seu produto?

A principal ferramenta que possibilita realizarmos todos os testes in vitro, sem utilizarmos animais, é o cultivo de células. As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos e elas formam os tecidos e órgãos destes organismos. Para estudarmos as células de uma maneira aprofundada, é possível isolar células de tecidos vivos e mante-las em um ambiente controlado.  Este processo caracteriza o cultivo celular.

 

Cada um dos nossos tecidos, como o tecido nervoso ou a epiderme da nossa pele, possui células bem diferenciadas e específicas deste tecido. Por exemplo, na epiderme, as principais células são os queratinócitos. Enquanto que na derme, os fibroblastos são as células em maior quantidade. Ambos tipos celulares podem ser cultivados em laboratório, mas precisam de uma infraestrutura especifica para que elas possam ser manipuladas.

 

 A partir da seleção de qual célula queremos trabalhar, podemos aprofundar sobre o que vai ser avaliado a partir de marcadores específicos – e são inúmeras as possibilidades! Podemos utilizar marcadores relacionados ao colágeno, renovação celular, antioxidante, metabolismo, dentre outros. Existem diferentes marcadores que podemos selecionar para demonstrar a eficácia e o diferencial do seu produto! O Grupo IPclin conta com a expertise necessária para te ajudar a selecionar os melhores marcadores! Entre em contato para conhecer mais!